Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Desenho Geométrico


Introdução



     Quando fazemos alusão a algo geométrico, estamos afirmando algo relativo a Geometria, então o que é Geometria? É parte da matemática que tem por objeto o estudo rigoroso do espaço e das formas (figuras e corpos) que nele se podem conceber, em desenho técnico as áreas da geometria que mais daremos foco são estas:


Geometria cotada, estudo das figuras do espaço através de suas projeções ortogonais num plano horizontal (plano de comparação). 

Geometria descritiva, estudo das figuras do espaço através de suas projeções ortogonais sobre dois planos perpendiculares, um horizontal e outro vertical.

     No entanto o aprofundamento em matemática é de primordial importância para quem quer dominar a área de Projetos.

     Todas as construções geométricas partem de princípios fundamentais, estudados e pesquisados desde os primórdios da antiguidade. Quando a matemática ainda dava seus primeiros passos, todo o estudo de geometria era feito através dos desenhos. Os conceitos são válidos até hoje, mesmo com os recursos disponíveis atualmente.

Locais geométricos:

     Um local geométrico define uma condição, uma propriedade, ou uma restrição em um desenho, que inclusive pode ser expressa matematicamente. Um exemplo simples é a circunferência: todos os pontos no traço da circunferência estão a mesma distância do centro. Retas paralelas são outro exemplo de local geométrico: são dois conjuntos de pontos que nunca se cruzam, e que estão à uma distância fixa. Em síntese  todas as formas no desenho são locais geométricos, e através de suas propriedades é que iremos relacioná-los.


Construções Fundamentais: Linhas, Ângulos, Polígonos, circunferências e círculos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário